AACHP

AACHP

sexta-feira, 23 de março de 2012

PLANALTINA GOIÁS, ONDE FICA ESSE LUGAR MESMO?


                          PLANALTINA GOIÁS, ONDE FICA ESSE LUGAR MESMO?
Por Tiago Siqueira

Parece um combinado, uma conspiração sem graça. Pegando as últimas edições de vários instrumentos de imprensa escrita em Planaltina, entre revistas e jornais, notei  que quase a totalidade delas denomina nosso município de Planaltina Goiás. Não bastasse esse crasso crime histórico perpetrado por quem deveria estar defendendo os interesses do município, há também a inocência daqueles que desconhecem a raiz de tantas confusões acerca do nome de Planaltina, que os inimigos da municipalidade de sempre insistem em renomeá-lo de acordo com seus interesses politiqueiros resultantes de velhos imbróglios envolvendo disputa e perda de território além de outras picuinhas do tempo de dantes.

Planaltina sempre fora vítima das mais estapafúrdias e sarcásticas dicotomias que intentam execrar o que lhe restou de dignidade após sua aparente perda de identidade quando do desmembramento do município que cedeu parte das terras para a construção da capital e teve que posteriormente renascer das cinzas para reconstruir do zero a sua sede nas imediações da antiga Fazenda Brasília.

Uma dessas dicotomias nesse paradoxo sádico é uma questão de fundamental importância para a municipalidade. Trata-se do delírio isolado de alguns homens públicos que passaram e estão ainda nas contingências do poder público planaltinense insistir em tratar a memória de Planaltina como se ela fosse uma filha bastarda germinada as sombras de Brasília sem passado histórico nem referência como município genuinamente goiano que é desde 1891. Isso sem contar a bizarrice surreal de comemorar duas datas distintas de aniversário.

Não bastasse os tradicionais e inconformados inimigos de Planaltina, muitos deles ainda palpitando na vida pública, fazendo valer de sua influência para mudarem placas de sinalização da GO 118, construírem viadutos “pernetas” na saída norte de Planaltina de Mestre D’Armas em detrimento aos benefícios que a Planaltina goiana possa receber, agora nossos colegas de imprensa, promovendo o erro de chamar o município de Planaltina Goiás, confundindo meio mundo, inclusive alunos do ensino fundamental.  Eu quero acreditar que isso seja apenas um descuido, um lapso momentâneo da redação, levando em conta que alguns  dos colegas da imprensa local são pessoas que chegaram há pouco no município e portanto desconhecem todo esse confuso processo que envolve o nome Planaltina. Portanto, faço essa ressalva par que possamos mostrar Planaltina como ela merece, com todos os atributos que lhe conferem a autonomia de um município pertencente a União, e para começar é primordial que lhe respeitemos o seu maior bem, sua história e seus símbolos.

Fonte: Recado News  - junho de 2011 – edição 186 – ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário