Durante uma tempestade não adianta buscar abrigo dentro do Museu de Planaltina. São tantas goteiras que chove literalmente dentro do espaço. O nosso jornalista colaborador Rodrigo Otávio, morador da cidade, fez o flagrante durante uma reportagem no local. Assista ao vídeo e veja como fica a situação do museu. Deplorável! Os moradores não merecem ver um patrimônio histórico da cidade tão abandonado. A idéia inicial da nossa equipe era apresentar o museu, mostrar o valor que tem para a cidade. Mas foi triste ver o descaso no local.
A administração de Planaltina informou que aguarda autorização da Secretaria de Cultura para fazer os reparos no telhado do museu. Mas nenhum prazo foi dado para o conserto.
Fique por dentro:
Museu Histórico de Planaltina é o maior patrimônio de valor histórico de Planaltina, o museu havia sido desativado no ano 2000 e passou por uma restauração minuciosa em 2007. A reforma custou R$ 471.482,75 e foi realizada em parceria com a Administração Regional de Planaltina. As estruturas do Museu traz um estilo colonial rústico, característico de construções do início do século 20. O Museu Histórico e Artístico de Planaltina foi construído por Afonso Coelho Silva Campos, inaugurado em 22 de abril de 1974 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1987. Hoje o Museu encontra-se protegido pela inscrição do Livro II – Edifícios e Monumentos Isolados, pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico (Depha). A construção também serviu de residência, até 1973, quando o GDF adquiriu o imóvel mediante desapropriação amigável, visando preservar as tradições e características culturais de Planaltina. O Museu fica na Praça Salviano Guimarães, nº 24, Setor Tradicional, Planaltina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário