AACHP

AACHP

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cidade mais antiga do DF atrai turistas ao centro histórico preservado


A cidade de  Planaltina,       a menos de 40 quilômetros   da área central de Brasília,   é   a cidade mais antiga do  Distrito Federal. A região atrai turistas e estudantes de arquitetura de todo o país.
A dupla do Parceiro do DF Natália Valarini e Léo Ricardo visitou o centro histórico da cidade para mostrar as curiosidades e as construções centenárias. As casas, construídas com materiais como adobe, palha e madeiras tradicionais, estão bem preservadas.
O casarão onde funcionou o primeiro posto de coletoria, uma espécie de Receita Federal, de Planaltina foi restaurado. O dono usou recursos próprios, mas preservou a construção original.
Os visitantes se encantam com a viagem no tempo. “É muito bom conhecer essa parte histórica e colonial do Brasil. É muito interessante”, disse uma turista. 
fontehttp://g1.globo.com/distrito-federal/parceiro-df/noticia/2012/03/cidade-mais-antiga-do-df-atrai-turistas-ao-centro-historico-preservado.html                                                                                                                                                                              

domingo, 1 de abril de 2012

201 Anos do Arraial de São Sebastião de Mestre D'Armas

Vídeo realizado pela Comunicação Comunitária da UnB durante o evento "201 Anos do Arraial de São Sebastião de Mestre D'Armas".
Na oportunidade foi realizado o Seminário do Patrimônio Cultural de Planaltina  na Faculdade UnB Planaltina e atividades culturais na Igrejinha São Sebastião inclusive com o abraço simbólico para chamar a atenção quanto a necessidade de sua restauração.

Trote Ecológico da Faculdade UnB Planaltina

A Associação dos Amigos do Centro Histórico participou como parceira do Trote Ecológico da Faculdade UnB Planaltina, organizado pela Gestão Ambiental. O evento contou com a presença de alunos da rede pública, idosos e a comunidade em geral.
A saída foi do Centro Histórico em direção a ponte sobre o Rio Mestre D'Armas onde foi feita limpeza e palestras, finalizando com plantio de mudas em APP degradada do Rio. 
Muito interessante contar a história de Mestre D'Armas, ferreiro que morava a beira do rio. O cidadão, de nome ignorado, era chamado de mestre das armas. Com o passar dos tempos, o rio passou a ser chamado de Rio Mestre D'Armas tal qual o  lugarejo que antes se chamava Arraial de São Sebastião de Mestre D'Armas.








 Passando pelo  MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina 
Parte inferior da Ponte sobre o Rio Mestre D'Armas
 Coleta de Lixo nas margens do Rio Mestre D'Armas 
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas
 Plantio de Mudas - parceria do Portal Planaltina
 Plantio de mudas em APP do Rio Mestre D'Armas 
 Plantio de mudas em APP do Rio Mestre D'Armas 
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas 
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas  
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas  
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas  
 Plantio de Mudas em APP do Rio Mestre D'Armas  
Hora do lanche